Modelo Atômico de Bohr

De acordo com Rutherford, os elétrons se deslocavam em órbita circular ao redor do núcleo. Esse modelo contrariava a física clássica, que segundo suas teorias, o átomo não poderia existir dessa forma, uma vez que os elétrons perderiam energia e acabariam por cair no núcleo. Bohr aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford e elaborou sua teoria sobre distribuição e movimento dos elétrons. Ele tirou as seguintes conclusões:

·          * Os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, chamada de camadas eletrônicas, com energia progressiva e determinada. Cada órbita permitida para os elétrons possui energia diferente.

          * Os elétrons ao se movimentarem numa camada não absorvem nem atraem energia espontaneamente.

·             * Ao receber energia, o elétron pode saltar para outra órbita, mais energética. Deste modo, o átomo fica instável, pois o elétron tende a voltar à sua orbita original. Quando o átomo volta à sua órbita original, ele devolve a energia que foi recebida em forma de luz ou calor.

            O modelo Rutherford-Bohr não explica por que o elétron apresenta energia constante, não explica as reações químicas, descreve órbitas circulares ou elípticas, quando na verdade os elétrons não descrevem essa trajetória.



Fonte: www.soq.com.br/
Resultado de imagem para modelo atomico bohr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria Atômica de Aristóteles

Teoria atômica de Demócrito